Entenda o que é golpe financeiro e como não cair em um!
Os golpes financeiros são fraudes cometidas majoritariamente contra idosos por sua dificuldade de entendimento sobre questões complexas, por exemplo: Empréstimos.
Segundo, um levantamento realizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apontam que desde o início do novo coronavírus na pandemia, houve um aumento de 60% de tentativas de golpes contra idosos.
Diante desse número, é imprevisível conhecer métodos para se prevenir contra os possíveis golpes.
Afinal, o que é golpe financeiro?
Os golpes financeiros, são fraudes cometidas por grupos de estelionatários, o que tem como objetivo se aproveitar da sua boa vontade, para benefício próprio.
Como funcionam golpes financeiros?
A maior parte dos golpes financeiros, ocorre por indução.
Ou seja, os golpistas induzem as vítimas a fornecerem seus próprios dados sigilosos. Portanto, eles se passam por empresas de renome do mercado para concretizar essa fraude.
Fique atento, pois normalmente os golpes financeiros ocorrem com base em duas estratégias: Via link ou por telefone.
Primeiramente, a utilização da estratégia via link, pode ser detectada pelas expressões, por exemplo ‘’ aumento de limite imediatamente” ou ‘’pague boletos atrasados sem juros’’.
Neste caso, os golpistas encaminham link maliciosos para você (com algum tipo de vírus que clona os seus dados, assim que clicado), se passando por empresas.
Já em segundo momento, ocorrem as fraudes por telefone.
Normalmente a pessoa liga para você, dizendo que pertence a um determinado grupo financeiro e pede para você realizar algum tipo de confirmação ou até mesmo dizendo que o seu cartão de crédito consignado foi clonado e é necessário você informar os dados do cartão, por exemplo, código de segurança e senha.
Caso ocorra esse tipo de solicitação, desconfie.
Para você se prevenir contra golpes financeiros, siga as dicas que elencamos para você!
3 Dicas fundamentais para não cair em golpes financeiros
Elencamos 3 dicas fundamentais para você não cair em golpes financeiros. Confira abaixo.
1 – Pesquise sobre a financeira
Em primeiro lugar, antes de realizar qualquer parceria ou negociação sobre as linhas de crédito, é imprescindível que você realize pesquisas sobre a financeira ou banco para identificar se essa empresa é séria e ética.
Vale lembrar, que você pode contar com as plataformas digitais para analisar os feedbacks de clientes e de pessoas que já tiveram contato com aquela financeira.
Por exemplo, nas redes sociais, site do Reclame aqui ou no Google Meu Negócio.
2 – Não informe dados sigilosos
Em segundo lugar, em hipótese nenhuma informe seus dados pessoais para estranhos.
Como: senhas de cartões, senhas de bancos, senhas sobre aplicativos bancários e demais dados.
Os seus dados são sigilosos!
3 – Não faça pagamentos de forma antecipadas
Definitivamente, as instituições financeiras não podem cobrar de forma antecipada taxas de juros, taxa para a liberação de empréstimo, taxa de contrato ou parcelas do seu empréstimo.
Fique atento, porque caso alguém a empresa cobrar de você antecipadamente, desconfie, pois provavelmente é um golpe financeiro.
Portanto, as fraudes financeiras são artimanhas que os estelionatários encontram para cometer crimes e prejudicar você.
Fica ligado!
Se você seguir as dicas que foram apresentadas para você ao decorrer da sua leitura, a probabilidade que você caia em um diminui.
Vale lembrar, que é importante sempre optar por uma empresa na qual você confie para realizar qualquer solicitação de crédito.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de especialistas Gazcred.
Por fim, confira também os nossos demais canais de comunicação:
Instagram: https://www.instagram.com/gazcred/